No sentido de “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor vai dar continuidade ao ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade.
Esta que será a terceira sessão, dirigida à comunidade de investigadores, está agendada para o dia 10 de maio e irá decorrer no espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho, no campus de Azurém, às 17h00.
A iniciativa denominada “Reitor conversa com…” teve início em dezembro, com duas sessões, numa auscultação aos estudantes (10 de dezembro) e ao pessoal técnico, administrativo e de gestão (12 de dezembro). O ciclo insere-se num plano de auscultação informal da Academia e concretiza-se num conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.
Todos os interessados estão convidados a participar neste encontro.
Fonte: GCII
O VII ENEEM vai-se realizar este ano, e pela primeira vez, em Guimarães, e contará com a presença de cerca de 400 estudantes de Engenharia Mecânica vindos de diversas universidades do país. O principal objetivo deste evento centra-se no desenvolvimento de competências, quer pessoais, quer sociais, necessárias à formação completa de um engenheiro.
Este encontro irá decorrer, pela primeira vez, na Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães, entre os dias 15 e 18 de abril de 2019, e já é possível fazer a inscrição no mesmo através do link disponibilizado no site do evento <https://www.eneem.pt/> sendo o mesmo organizado pelo NAMecUM – Núcleo de alunos de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.
Tendo em conta a grandeza e importância deste evento, procura-se proporcionar a todos os envolvidos um mote de conhecimentos sobre as diversas áreas da Engenharia Mecânica, e ainda, dar a conhecer a visão de empreendedores, e do caminho traçado por eles para o sucesso, promovendo o espírito de liderança e sabedoria nos estudantes.
Ao longo destes 4 dias, os participantes terão ao seu dispor um programa repleto de palestras sobre os mais variados temas, workshops, networking e sessões com empresas, visitas, atividades que colocarão à prova o conhecimento e a capacidade de resolução de problemas que estarão disponíveis para consulta na página do Facebook do ENEEM assim como na página de Instagram do mesmo em @viieneem e, como não poderia deixar de ser, de modo a fortalecer a ligação entre os estudantes, haverá momentos de diversão e lazer, o que promoverá não só o ambiente estudantil que se vive na UM, como a cidade que acolhe o evento.
Inscrições: https://goo.gl/forms/IEIuiZcs6cMdZs463
Website: https://www.eneem.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/eneem/
No dia 5 de abril, pelas 14H30, no Anfiteatro do Instituto de Educação, terá lugar o 1ºSeminário de Formação CIEd intitulado “Plágio e Integridade Académica” dinamizado pela Doutora Madalena Ramos e pelo Dr. César Morais. O seminário funcionará nos moldes de um workshop prático.
A participação no seminário está limitada e sujeita a inscrição. Podem inscrever-se aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuTmRS18lK1V73XPL9CjIN4xw84Y5LFd9E-TOSwozNeoQx7w/viewform
Fonte: CIEd
Vai realizar-se no próximo dia 15 de março, no campus de Gualtar da Universidade do Minho - Complexo Pedagógico II, Auditório B2 - o Fórum de Ética UMinho, um fórum de divulgação e debate, este ano subordinado à temática Debate na Academia: O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior, organizado pelo Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho), com o apoio do Conselho Geral e da Reitoria, conforme objetivos e programa em anexo.
Convidamos toda a academia - docentes/investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, bem como estudantes de graduação e pós-graduação - a participar nesta iniciativa.
A entrada é livre.
O IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio na Universidade do Minho assinala dez anos esta quarta-feira, dia 13, às 14h15, no B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. Pioneira nas universidades portuguesas, a iniciativa já apoiou mais de 679 empreendedores, 300 ideias de negócio das mais diversas áreas e lançou 36 empresas. O IdeaLab foi distinguido em outubro na sessão nacional dos European Enterprise Promotion Awards e, em 2012, pela Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
Na sessão de abertura, a diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino, vai falar do impacto que este programa de aceleração de ideias teve no mercado, ao gerar empregos e volumes de negócio para a economia. A partir das 14h30 são conhecidas as oito ideias promissoras da 20ª edição do IdeaLab. Na prática, os seus autores tiveram quatro meses de formação gratuita com tutores e mentores, para amadurecer cada projeto e ponderar a criação da empresa. É assim há 20 edições, duas por ano. As apresentações são perante um painel de peritos, que inclui membros do IAPMEI, da Associação Nacional de Jovens Empresários e da Invicta Angels.
O que há para ver agora? Uma tecnologia para tratamento e coloração em profundidade da madeira (Bewoodful), produtos biológicos com aconselhamento personalizado (BioNatur), design em outsourcing para confeções e marcas de vestuário (Designers Co.) e um novo jogo de objetos 3D em cartão e cortiça (Eco2play). Juntam-se um projeto escolar de mobilidade sustentável (EducaBicla), enzimas otimizadas para a indústria através da biocomputação e inteligência artificial (EvolZyme), um serviço de gestão sustentável de resíduos têxteis (S4Tex) e sistemas de pré-aviso para facilitarem os veículos prioritários em engarrafamentos (SPA).
Às 17h30 é a vez de ouvir três casos de sucesso de antigos participantes do IdeaLab: Filipa Soares, da We Fix You, Andreia Afonso, da Deifil Technology, e Francisco Pereira, da FermentUM. A moderação cabe a Carlos Brito, que foi pró-reitor para o Empreendedorismo e Inovação na Universidade do Porto. O intuito é partilhar experiências entre empreendedores, sociedade, empresários e investidores. A iniciativa tem a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e financiamento europeu dos programas Laces e Interreg.
Fonte: GCII
O Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho organiza esta terça e quarta-feira, dia 29 e 30, a quarta edição do Colóquio sobre História da Filosofia Moral e Política. Subordinado ao tema “A Política das Emoções - Reflexão Histórica e Desafios Contemporâneos”, o evento junta mais de 40 especialistas de 15 países, incluindo dos EUA, Canadá, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
A sessão de abertura realiza-se às 9h30, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, em Braga. Conta com as intervenções de João Cardoso Rosas, presidente do ILCH, João Ribeiro Mendes, diretor do CEPS, além dos investigadores promotores Giuseppe Ballacci e Daniele Santoro. Ao longo dos dois dias destacam-se as sessões plenárias “Max Weber’s Political Thought and First Word War”, apresentada por Duncan Kelly, da Universidade de Cambridge, Reino Unido (dia 29, às 17h15), e “Does Democracy Induce or Reduce Lying?”, por Richard Bellamy, do Instituto Europeu Universitário, Itália (dia 30, às 17h15).
O programa integra ainda palestras sobre a obtenção de consenso social através das emoções, por Luca Tenneriello, da Universidade de Roma Sapienza, Itália (dia 29, às 9h45), o papel das emoções na deliberação política e na tomada de decisão, por Bruno Serra, da Universidade da Beira Interior e do CEPS (dia 29, às 9h45), e a propaganda e a ética dos apelos emocionais, por Benedetta Romano, da Universidade Ludwig-Maximilians, Alemanha (30, às 15h00). Está também prevista uma sessão dedicada à análise dos discursos de ódio dos Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro como forma de perceber melhor o surgimento da política de extrema-direita no continente americano, a cargo de Maurício Amaro, da Universidade do Porto (dia 30, às 15h00).
Esta quarta edição do Colóquio pretende explorar o papel histórico e normativo das emoções, dos sentimentos, das paixões e dos afetos no campo da política, dando a perceber como estas têm sido concebidas na história do pensamento político, qual o seu impacto no julgamento e na deliberação política e como estão na base da participação cívica, entre outras questões. “O referendo ao Brexit e as eleições presidenciais nos EUA, a ascensão de movimentos populistas e autoritários e o ressurgimento de movimentos independentistas na Europa e o desrespeito por factos objetivos na era da pós-verdade são exemplos de como as emoções moldaram a política nos últimos anos. As emoções tendem a catalisar a participação nas lutas políticas que levam à política partidária, influenciar a deliberação coletiva provocando reações negativas contra grupos específicos e promover a identificação acrítica com líderes políticos, desencadeando várias formas de despotismo”, afirma a organização. “Se, por um lado, os sentimentos conseguem motivar comportamentos tendenciosos e irracionais, também podem desempenhar um papel positivo na vida pública, forjando, por exemplo, laços de solidariedade em nome de princípios mais importantes, como a igualdade e a justiça”, acrescenta. O site oficial do evento é bragacolloquium.weebly.com.
Fonte: GCII
A Universidade do Minho promove no próximo dia 24 de janeiro uma conferência sobre Voluntariado Humanitário no âmbito da exposição patente na fachada do edifício do Largo do Paço “Olhar e Ajudar”, do conceituado fotojornalista Alfredo Cunha.
A mostra contém fotografias que ilustram situações de pobreza, doença, destruição e guerra, captadas pelo autor em vários países, no âmbito dos vários percursos de acompanhamento da AMI.
Esta iniciativa conta com a presença do autor da exposição, Dr. Alfredo Cunha, com o Presidente da AMI, Doutor Fernando Nobre, do Reitor, Professor Rui Vieira de Castro, e da Vice-Reitora para a Cultura e Sociedade, Professora Manuela Martins.
Entrada Livre.
Fonte: GCII