Arquivo, 17 itens

cartaz
Evento, Academia, De 15.04.2019 a 18.04.2019
VII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

O VII ENEEM vai-se realizar este ano, e pela primeira vez, em Guimarães, e contará com a presença de cerca de 400 estudantes de Engenharia Mecânica vindos de diversas universidades do país. O principal objetivo deste evento centra-se no desenvolvimento de competências, quer pessoais, quer sociais, necessárias à formação completa de um engenheiro.

Este encontro irá decorrer, pela primeira vez, na Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães, entre os dias 15 e 18 de abril de 2019, e já é possível fazer a inscrição no mesmo através do link disponibilizado no site do evento <https://www.eneem.pt/> sendo o mesmo organizado pelo NAMecUM – Núcleo de alunos de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

Tendo em conta a grandeza e importância deste evento, procura-se proporcionar a todos os envolvidos um mote de conhecimentos sobre as diversas áreas da Engenharia Mecânica, e ainda, dar a conhecer a visão de empreendedores, e do caminho traçado por eles para o sucesso, promovendo o espírito de liderança e sabedoria nos estudantes.

Ao longo destes 4 dias, os participantes terão ao seu dispor um programa repleto de palestras sobre os mais variados temas, workshops, networking e sessões com empresas, visitas, atividades que colocarão à prova o conhecimento e a capacidade de resolução de problemas que estarão disponíveis para consulta na página do Facebook do ENEEM assim como na página de Instagram do mesmo em @viieneem e, como não poderia deixar de ser, de modo a fortalecer a ligação entre os estudantes, haverá momentos de diversão e lazer, o que promoverá não só o ambiente estudantil que se vive na UM, como a cidade que acolhe o evento.

Inscrições: https://goo.gl/forms/IEIuiZcs6cMdZs463
Website: https://www.eneem.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/eneem/

Reitoria (71)
Evento, Academia, 18.03.2019 às 10:25
1ºSeminário de formação CIEd | Plágio e Integridade Académica

No dia 5 de abril, pelas 14H30, no Anfiteatro do Instituto de Educação, terá lugar o 1ºSeminário de Formação CIEd intitulado “Plágio e Integridade Académica” dinamizado pela Doutora Madalena Ramos e pelo Dr. César Morais. O seminário funcionará nos moldes de um workshop prático.

A participação no seminário está limitada e sujeita a inscrição. Podem inscrever-se aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuTmRS18lK1V73XPL9CjIN4xw84Y5LFd9E-TOSwozNeoQx7w/viewform

Fonte: CIEd

Prometeu (1)
Evento, Academia, 15.03.2019 às 14:30
Fórum de Ética UMinho

Vai realizar-se no próximo dia 15 de março, no campus de Gualtar da Universidade do Minho - Complexo Pedagógico II, Auditório B2 - o Fórum de Ética UMinho, um fórum de divulgação e debate, este ano subordinado à temática Debate na Academia: O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior, organizado pelo Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho), com o apoio do Conselho Geral e da Reitoria, conforme objetivos e programa em anexo.

Convidamos toda a academia - docentes/investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, bem como estudantes de graduação e pós-graduação - a participar nesta iniciativa. 

A entrada é livre.

IdeaLab
Evento, Academia, 13.03.2019 às 14:15
Laboratório de ideias da UMinho celebra 10 anos

O IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio na Universidade do Minho assinala dez anos esta quarta-feira, dia 13, às 14h15, no B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. Pioneira nas universidades portuguesas, a iniciativa já apoiou mais de 679 empreendedores, 300 ideias de negócio das mais diversas áreas e lançou 36 empresas. O IdeaLab foi distinguido em outubro na sessão nacional dos European Enterprise Promotion Awards e, em 2012, pela Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Na sessão de abertura, a diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino, vai falar do impacto que este programa de aceleração de ideias teve no mercado, ao gerar empregos e volumes de negócio para a economia. A partir das 14h30 são conhecidas as oito ideias promissoras da 20ª edição do IdeaLab. Na prática, os seus autores tiveram quatro meses de formação gratuita com tutores e mentores, para amadurecer cada projeto e ponderar a criação da empresa. É assim há 20 edições, duas por ano. As apresentações são perante um painel de peritos, que inclui membros do IAPMEI, da Associação Nacional de Jovens Empresários e da Invicta Angels.

O que há para ver agora? Uma tecnologia para tratamento e coloração em profundidade da madeira (Bewoodful), produtos biológicos com aconselhamento personalizado (BioNatur), design em outsourcing para confeções e marcas de vestuário (Designers Co.) e um novo jogo de objetos 3D em cartão e cortiça (Eco2play). Juntam-se um projeto escolar de mobilidade sustentável (EducaBicla), enzimas otimizadas para a indústria através da biocomputação e inteligência artificial (EvolZyme), um serviço de gestão sustentável de resíduos têxteis (S4Tex) e sistemas de pré-aviso para facilitarem os veículos prioritários em engarrafamentos (SPA).

Às 17h30 é a vez de ouvir três casos de sucesso de antigos participantes do IdeaLab: Filipa Soares, da We Fix You, Andreia Afonso, da Deifil Technology, e Francisco Pereira, da FermentUM. A moderação cabe a Carlos Brito, que foi pró-reitor para o Empreendedorismo e Inovação na Universidade do Porto. O intuito é partilhar experiências entre empreendedores, sociedade, empresários e investidores. A iniciativa tem a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e financiamento europeu dos programas Laces e Interreg.

Fonte: GCII

Stock_ILCH (84)
Evento, Academia, De 29.01.2019 a 30.01.2019
Papel das emoções na política traz à UMinho especialistas de 15 países

O Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho organiza esta terça e quarta-feira, dia 29 e 30, a quarta edição do Colóquio sobre História da Filosofia Moral e Política. Subordinado ao tema “A Política das Emoções - Reflexão Histórica e Desafios Contemporâneos”, o evento junta mais de 40 especialistas de 15 países, incluindo dos EUA, Canadá, Brasil, Alemanha e Reino Unido.

A sessão de abertura realiza-se às 9h30, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, em Braga. Conta com as intervenções de João Cardoso Rosas, presidente do ILCH, João Ribeiro Mendes, diretor do CEPS, além dos investigadores promotores Giuseppe Ballacci e Daniele Santoro. Ao longo dos dois dias destacam-se as sessões plenárias “Max Weber’s Political Thought and First Word War”, apresentada por Duncan Kelly, da Universidade de Cambridge, Reino Unido (dia 29, às 17h15), e “Does Democracy Induce or Reduce Lying?”, por Richard Bellamy, do Instituto Europeu Universitário, Itália (dia 30, às 17h15).

O programa integra ainda palestras sobre a obtenção de consenso social através das emoções, por Luca Tenneriello, da Universidade de Roma Sapienza, Itália (dia 29, às 9h45), o papel das emoções na deliberação política e na tomada de decisão, por Bruno Serra, da Universidade da Beira Interior e do CEPS (dia 29, às 9h45), e a propaganda e a ética dos apelos emocionais, por Benedetta Romano, da Universidade Ludwig-Maximilians, Alemanha (30, às 15h00). Está também prevista uma sessão dedicada à análise dos discursos de ódio dos Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro como forma de perceber melhor o surgimento da política de extrema-direita no continente americano, a cargo de Maurício Amaro, da Universidade do Porto (dia 30, às 15h00).

Esta quarta edição do Colóquio pretende explorar o papel histórico e normativo das emoções, dos sentimentos, das paixões e dos afetos no campo da política, dando a perceber como estas têm sido concebidas na história do pensamento político, qual o seu impacto no julgamento e na deliberação política e como estão na base da participação cívica, entre outras questões. “O referendo ao Brexit e as eleições presidenciais nos EUA, a ascensão de movimentos populistas e autoritários e o ressurgimento de movimentos independentistas na Europa e o desrespeito por factos objetivos na era da pós-verdade são exemplos de como as emoções moldaram a política nos últimos anos. As emoções tendem a catalisar a participação nas lutas políticas que levam à política partidária, influenciar a deliberação coletiva provocando reações negativas contra grupos específicos e promover a identificação acrítica com líderes políticos, desencadeando várias formas de despotismo”, afirma a organização. “Se, por um lado, os sentimentos conseguem motivar comportamentos tendenciosos e irracionais, também podem desempenhar um papel positivo na vida pública, forjando, por exemplo, laços de solidariedade em nome de princípios mais importantes, como a igualdade e a justiça”, acrescenta. O site oficial do evento é bragacolloquium.weebly.com.

Fonte: GCII

Cartaz (2)
Evento, Academia, 24.01.2019 às 17:00
Largo do Paço acolhe conferência sobre “Voluntariado Humanitário” no âmbito da exposição “Olhar e Ajudar”

A Universidade do Minho promove no próximo dia 24 de janeiro uma conferência sobre Voluntariado Humanitário no âmbito da exposição patente na fachada do edifício do Largo do Paço “Olhar e Ajudar”, do conceituado fotojornalista Alfredo Cunha.

A mostra contém fotografias que ilustram situações de pobreza, doença, destruição e guerra, captadas pelo autor em vários países, no âmbito dos vários percursos de acompanhamento da AMI.

Esta iniciativa conta com a presença do autor da exposição, Dr. Alfredo Cunha, com o Presidente da AMI, Doutor Fernando Nobre, do Reitor, Professor Rui Vieira de Castro, e da Vice-Reitora para a Cultura e Sociedade, Professora Manuela Martins.

Entrada Livre.

Fonte: GCII

48120795_2494619560554078_8931391720461959168_o
Evento, Academia, 19.12.2018
Associação Académica da UMinho celebra 41 anos

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) assinala o seu 41.º aniversário esta quarta-feira, dia 19, no Largo do Paço, em Braga, com uma tertúlia, um concerto e várias intervenções.

As comemorações iniciam pelas 16h30, no salão nobre, com uma tertúlia “2Share” sobre saídas profissionais e empreendedorismo, juntando os alumni da UMinho Alexandre Mendes, ex-aluno do mestrado integrado em Psicologia e diretor executivo da StartUp Braga, Isabel Oliveira, ex-aluna do mestrado em Educação e Desenvolvimento Curricular e diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, e Ana Rita Ribeiro, ex-aluna da licenciatura em Administração Pública e ex-dirigente da AAUM e do seu Liftoff - Gabinete do Empreendedor.

Segue-se às 18h00 a cerimónia solene, com as intervenções do presidente da AAUM, Nuno Reis, do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do professor Álvaro Laborinho Lúcio, que vai ser distinguido como sócio honorário da AAUM. Esta sessão inclui vários momentos musicais a cargo do Coro Académico da instituição.

O programa comemorativo retoma às 22h00, no salão medieval do Largo do Paço, estando agendado um concerto de Samuel Úria, numa atuação integrada no ciclo “Português Suave”, fruto da parceria entre a AAUM, a Rádio Universitária do Minho (RUM) e a UMinho.

Fonte: GCII

 

AnivDireito
Evento, Academia, 14.12.2018
25º Aniversário da Escola de Direito

No próximo dia 14 de dezembro celebram-se os 25 anos da Escola de Direito da Universidade do Minho.


Na mesma ocasião, será homenageado o Professor Doutor Sérgio Machado dos Santos, Reitor Honorário da Universidade do Minho, a quem se deve o impulso inicial do lançamento da Licenciatura em Direito na Universidade do Minho. Importa recordar que esta foi a primeira licenciatura em Direito em Universidades Públicas Portuguesas a ser oferecida fora de Lisboa e Coimbra. 


Convidamos a comunidade académica e a sociedade a participar das comemorações.


Programa
http://bit.ly/edum-25-anos

Fonte: EDUM

Cartaz - Sessão com o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão
Evento, Academia, 12.12.2018
 “Reitor conversa com... pessoal técnico, administrativo e de gestão”

Em face do compromisso assumido no Plano de Ação 2017-2021, nomeadamente na concretização do objetivo programático “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor levará a cabo um ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade. Esta iniciativa insere-se num plano de auscultação informal da Academia, sob a epígrafe “Reitor conversa com…”, um conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.

A segunda sessão, dirigida ao pessoal técnico, administrativo e de gestão, agendada para dia 12 de dezembro, decorrerá no auditório B1 do Complexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar, às 17h00.

Todos os interessados estão convidados a participar nestes encontros.

Fonte: GCII

Ceia de Natal
Evento, Academia, 11.12.2018
Ceia de Natal dos Universitários

A Pastoral Universitária de Braga organiza, no próximo dia 11 de dezembro, a Ceia de Natal dos Universitários, uma festa em família onde se reviverá o amor do nascimento de Jesus junto dos amigos, familiares e universitários que se queiram juntar a este clima de felicidade e confraternidade.

A festa de Natal iniciar-se-á com a habitual Eucaristia, celebrada pelo Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, seguindo-se a ceia e muito convívio em ambiente de festa.

A participação no evento implica uma inscrição online em www.pastoral-universitaria.org até ao dia 10 de dezembro e tem um custo associado de 3€. Para mais informações contactar pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt.

Fonte: PUB

Cartaz - Sessão com os Estudantes
Evento, Academia, 10.12.2018
 “Reitor conversa com... estudantes”

Em face do compromisso assumido no Plano de Ação 2017-2021, nomeadamente na concretização do objetivo programático “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor levará a cabo um ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade. Esta iniciativa insere-se num plano de auscultação informal da Academia, sob a epígrafe “Reitor conversa com…”, um conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.

A primeira sessão, a realizar com os estudantes, terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, no Complexo Pedagógico III (Bar 3), no Campus de Gualtar, às 17h00.

Todos os interessados estão convidados a participar nestes encontros.

Fonte: GCII

rrrr
Evento, Academia, 10.12.2018
Conferência Internacional - 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, foi adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Há vários anos que a Escola de Direito da Universidade do Minho celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos através de uma Conferência dedicada a um tema relacionado com os direitos básicos de todas as pessoas.

Neste ano de 2018, o nosso encontro será dedicado à celebração dos 70 anos da Declaração Universal e estará integrado no programa de Comemorações Nacionais, que tem como tema base Livres e Iguais.

Ao longo destes dias que antecedem a Conferência encontrarão aqui, nesta página, vídeos e testemunhos sobre a importância de defender hoje os direitos humanos.


PROGRAMA
www.bit.ly/70-anos-cartaz-DUDH

ENTRADA GRATUITA
Inscrição obrigatória em: www.bit.ly/70-anos-DUDH

Mais... [Página 2 / 2]
Arquivo