Arquivo, 32 itens

gdfyw4
Evento, Academia, De 13.05.2019 às 18:00 a 17.05.2019 às 19:29
Semana Temática: Semana das Massas

Na continuidade das ações promovidas pelo Departamento Alimentar dos SASUM, no intuito de cativar e satisfazer os utentes das nossas cantinas, lançamos mais uma Semana Temática, desta vez ao Jantar, dedicada aos apreciadores de massas!

ccxxc
Evento, Academia, De 13.05.2019 a 17.05.2019
MENUS TEMÁTICOS: Gastronomia de Itália

Na continuidade dos menus Temáticos Internacionais já organizados, o Departamento Alimentar dos SASUM sugere novos sabores nos nossos Restaurantes Grill. Desta vez, destinados a todos os apreciadores de gastronomia de Itália.

59427409_2210372322372345_168535770825490432_n
Evento, Academia, 10.05.2019 às 16:00
Reitor à conversa com... Investigadores

No sentido de “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor vai dar continuidade ao ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade.

Esta que será a terceira sessão, dirigida à comunidade de investigadores, está agendada para o dia 10 de maio e irá decorrer no espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho, no campus de Azurém, às 17h00.

A iniciativa denominada “Reitor conversa com…” teve início em dezembro, com duas sessões, numa auscultação aos estudantes (10 de dezembro) e ao pessoal técnico, administrativo e de gestão (12 de dezembro). O ciclo insere-se num plano de auscultação informal da Academia e concretiza-se num conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.

Todos os interessados estão convidados a participar neste encontro.

Fonte: GCII

cartaz
Evento, Academia, De 15.04.2019 a 18.04.2019
VII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

O VII ENEEM vai-se realizar este ano, e pela primeira vez, em Guimarães, e contará com a presença de cerca de 400 estudantes de Engenharia Mecânica vindos de diversas universidades do país. O principal objetivo deste evento centra-se no desenvolvimento de competências, quer pessoais, quer sociais, necessárias à formação completa de um engenheiro.

Este encontro irá decorrer, pela primeira vez, na Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães, entre os dias 15 e 18 de abril de 2019, e já é possível fazer a inscrição no mesmo através do link disponibilizado no site do evento <https://www.eneem.pt/> sendo o mesmo organizado pelo NAMecUM – Núcleo de alunos de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

Tendo em conta a grandeza e importância deste evento, procura-se proporcionar a todos os envolvidos um mote de conhecimentos sobre as diversas áreas da Engenharia Mecânica, e ainda, dar a conhecer a visão de empreendedores, e do caminho traçado por eles para o sucesso, promovendo o espírito de liderança e sabedoria nos estudantes.

Ao longo destes 4 dias, os participantes terão ao seu dispor um programa repleto de palestras sobre os mais variados temas, workshops, networking e sessões com empresas, visitas, atividades que colocarão à prova o conhecimento e a capacidade de resolução de problemas que estarão disponíveis para consulta na página do Facebook do ENEEM assim como na página de Instagram do mesmo em @viieneem e, como não poderia deixar de ser, de modo a fortalecer a ligação entre os estudantes, haverá momentos de diversão e lazer, o que promoverá não só o ambiente estudantil que se vive na UM, como a cidade que acolhe o evento.

Inscrições: https://goo.gl/forms/IEIuiZcs6cMdZs463
Website: https://www.eneem.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/eneem/

52702564_10157372323549363_1777752350396514304_o
Evento, Cultura, 01.04.2019 às 14:06
XII Serenatas ao Berço: Em Abril, Músicas Mil!


A décima segunda edição do Serenatas ao Berço, a realizar nos dias 5 e 6 de abril em Guimarães, promete duas noites pautadas por alegres melodias, muita animação e alguma boémia.

No dia 5 de Abril, às 21h30, no Largo da Oliveira, haverá uma serenata à Cidade e no dia 6 de Abril, pelas 21h, as tunas vão (en)cantar o grande auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Como já é costume, esta edição do Serenatas ao Berço vai contar com tunas de renome no panorama nacional tunante: a Vibratuna (Tuna Feminina da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), As Moçoilas (Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior), a Tôna Tuna (Tuna Feminina Universitária de Bragança), a In’Spiritus tuna (Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz), e como não podia faltar a presença masculina, também estarão presentes a Afonsina (Tuna de Engenharia da Universidade do Minho) e a Azeituna (Tuna de Ciências da Universidade do Minho).

Em relação à atuação da tuna da casa, os espectadores poderão contar com os "discos pedidos" e, ainda, com as músicas que as meninas de tijolo têm vindo a apresentar ao longo do ano. Nesta décima segunda edição, a apresentação ficará a cargo de uma cara bastante acarinhada em Guimarães: o antigo guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol, Neno! 

Será um espetáculo que promete animação e boa disposição ao som de “Músicas do Mundo”!

Bilhetes disponíveis na Bilheteiro Online BOL ou diretamente do Centro Cultural de Vila Flor.

Texto: Tun’Obebes

Reitoria (71)
Evento, Academia, 18.03.2019 às 10:25
1ºSeminário de formação CIEd | Plágio e Integridade Académica

No dia 5 de abril, pelas 14H30, no Anfiteatro do Instituto de Educação, terá lugar o 1ºSeminário de Formação CIEd intitulado “Plágio e Integridade Académica” dinamizado pela Doutora Madalena Ramos e pelo Dr. César Morais. O seminário funcionará nos moldes de um workshop prático.

A participação no seminário está limitada e sujeita a inscrição. Podem inscrever-se aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuTmRS18lK1V73XPL9CjIN4xw84Y5LFd9E-TOSwozNeoQx7w/viewform

Fonte: CIEd

afrgrfd
Evento, Cultura, 17.03.2019
CANÇÃO BRACARENSE ‘19


O Grupo Folclórico da Universidade do Minho organiza a quarta edição do recital de música popular “Canção Bracarense”. Este concerto irá decorrer no próximo dia 17 de março, pelas 15h, na Igreja do Carmo, em Braga.

A Canção Bracarense proporciona uma viagem pelos cancioneiros da região do Minho, através das tradições musicais associadas aos diferentes meses do ano, como é o caso do Botar das Almas, associado ao mês de novembro ou ao tempo da Quaresma, assim como vários temas, desde o S. Martinho ao São João, passando pelos cantares de Natal e dedicados a Nossa Senhora.

Fonte: GFUM

Reitoria (74)
Evento, Cultura, 15.03.2019 às 18:00
Nova Galeria do Paço com exposição de Ana Manso

A exposição de pintura “Agar”, de Ana Manso, vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 15, às 18h00, na nova Galeria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga. A sessão conta com a presença da artista e da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins. A mostra ficará patente até dia 28 de abril, com entrada livre de segunda-feira a sábado, no período das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Ana Manso nasceu em 1984 e vive em Lisboa. Expõe regularmente desde 2007. As suas pinturas são feitas a partir de processos de acumulação de camadas e de justaposições, que tanto revelam ou escondem partes do seu processo, e sugerem uma leitura revista das disciplinas artísticas, através de elementos esculturais ou cinemáticos. Os seus trabalhos recentes trazem uma palete de cores mais escura e uma linguagem de abstração mais complexa. A sua tendência de repetir um corpo de padrões e símbolos desafia fronteiras e a compreensão do público.

Fonte: GCII

Prometeu (1)
Evento, Academia, 15.03.2019 às 14:30
Fórum de Ética UMinho

Vai realizar-se no próximo dia 15 de março, no campus de Gualtar da Universidade do Minho - Complexo Pedagógico II, Auditório B2 - o Fórum de Ética UMinho, um fórum de divulgação e debate, este ano subordinado à temática Debate na Academia: O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior, organizado pelo Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho), com o apoio do Conselho Geral e da Reitoria, conforme objetivos e programa em anexo.

Convidamos toda a academia - docentes/investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, bem como estudantes de graduação e pós-graduação - a participar nesta iniciativa. 

A entrada é livre.

IdeaLab
Evento, Academia, 13.03.2019 às 14:15
Laboratório de ideias da UMinho celebra 10 anos

O IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio na Universidade do Minho assinala dez anos esta quarta-feira, dia 13, às 14h15, no B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. Pioneira nas universidades portuguesas, a iniciativa já apoiou mais de 679 empreendedores, 300 ideias de negócio das mais diversas áreas e lançou 36 empresas. O IdeaLab foi distinguido em outubro na sessão nacional dos European Enterprise Promotion Awards e, em 2012, pela Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Na sessão de abertura, a diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino, vai falar do impacto que este programa de aceleração de ideias teve no mercado, ao gerar empregos e volumes de negócio para a economia. A partir das 14h30 são conhecidas as oito ideias promissoras da 20ª edição do IdeaLab. Na prática, os seus autores tiveram quatro meses de formação gratuita com tutores e mentores, para amadurecer cada projeto e ponderar a criação da empresa. É assim há 20 edições, duas por ano. As apresentações são perante um painel de peritos, que inclui membros do IAPMEI, da Associação Nacional de Jovens Empresários e da Invicta Angels.

O que há para ver agora? Uma tecnologia para tratamento e coloração em profundidade da madeira (Bewoodful), produtos biológicos com aconselhamento personalizado (BioNatur), design em outsourcing para confeções e marcas de vestuário (Designers Co.) e um novo jogo de objetos 3D em cartão e cortiça (Eco2play). Juntam-se um projeto escolar de mobilidade sustentável (EducaBicla), enzimas otimizadas para a indústria através da biocomputação e inteligência artificial (EvolZyme), um serviço de gestão sustentável de resíduos têxteis (S4Tex) e sistemas de pré-aviso para facilitarem os veículos prioritários em engarrafamentos (SPA).

Às 17h30 é a vez de ouvir três casos de sucesso de antigos participantes do IdeaLab: Filipa Soares, da We Fix You, Andreia Afonso, da Deifil Technology, e Francisco Pereira, da FermentUM. A moderação cabe a Carlos Brito, que foi pró-reitor para o Empreendedorismo e Inovação na Universidade do Porto. O intuito é partilhar experiências entre empreendedores, sociedade, empresários e investidores. A iniciativa tem a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e financiamento europeu dos programas Laces e Interreg.

Fonte: GCII

CONVITE-CONCERTO-Gala-Opera
Evento, Cultura, 05.02.2019 às 10:02
Concertos comemorativos do 45º Aniversário da UMinho

A Orquestra e o Coro de Alunos de Música da Universidade do Minho realizam um concerto especial de Gala de Ópera, no dia 15 de fevereiro, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga. No dia 16 de fevereiro, à mesma hora, no Paço dos Duques, em Guimarães.

Os concerto, dirigidos pelo maestro José Maria Moreno, contam com as solistas Marina Pacheco (soprano) e Patrícia Quinta (mezzo soprano). Os espetáculos inserem-se nas comemorações do 45º Aniversário da UMinho.

A entrada é livre, sugerindo-se a reserva de lugar através do telefone 253601109 ou do email protocolo@reitoria.uminho.pt.

Fonte:GCII

50784595_2011507815607942_4678920733559095296_o
Evento, Cultura, 04.02.2019 às 17:14
Espetáculo “À moda do Minho” encerra as comemorações dos 25 anos do GFUM


As comemorações dos 25 anos do Grupo Folclórico da Universidade do Minho terminam no próximo domingo, dia 10 de fevereiro, com o espetáculo “À moda do Minho, pelas 16h, no Espaço Vita, em Braga.

Este espetáculo trata-se da recriação de alguns quadros d’outrora através da teatralização de algumas vivências do povo minhoto como os habituais trabalhos no campo ou a festa/romaria, mas também quadros não tão usualmente retratados.

Este espetáculo tem entrada livre e contará com algumas surpresas e com uma retrospetiva dos momentos de comemorações dos 25 anos do grupo.

Fonte: GCUM

Mais... [Página 2 / 3]
Arquivo