Equipa

Resumo do projecto editorial

O UMdicas é uma publicação periódica de informação e reportagem que disponibiliza informação geral de vertente académica, científica e formativa, dando privilégio à cobertura das actividades da Acção Social com especial enfoque nas actividades desportivas, culturais e recreativas. Pretende ser um espaço aberto à divulgação das actividades desenvolvidas pela academia, procurando dignificar e difundir a imagem da universidade e os projectos e parcerias desenvolvidos no seu seio.

Com publicação quinzenal, o UMdicas é um jornal com um formato A3 constituído por 16 páginas e com edições especiais ocasionais e com distribuição na região do Minho. Tem uma tiragem de 2000 exemplares possuindo ainda uma permanente edição on-line.

Fundado em 2003, na Universidade do Minho em Braga, o UMdicas, sempre atento às novas possibilidades técnicas da informação, atravessa actualmente um período de mudança e renovação.

Assim, o próximo passo do UMdicas pretende ser o investimento numa nova imagem e algumas mudanças no seu estatuto editorial.

Estatuto Editorial

  1. O UMdicas é um projecto profissional de informação académica, científica e formativa, com especial enfoque nas actividades desportivas, culturais e recreativas no âmbito dos Serviços de Acção Social. Existe para servir os leitores e para lhes ser útil no acesso a uma informação independente, sem qualquer dependência de natureza política, ideológica e económica.
  2. O UMdicas tem como princípio geral a defesa da autonomia e liberdade de redacção bem como, da seriedade e honestidade informativa, rejeitando qualquer facilitismo na procura e tratamento da informação.
  3. É concebido, redigido e produzido por profissionais, que se comprometem a respeitar os direitos e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.
  4. O UMdicas não abdica de ter opinião, de tomar posição e de suscitar e promover o debate, mas distingue claramente os artigos de opinião dos artigos informativos.
  5. O UMdicas define as suas prioridades informativas exclusivamente por critérios de interesse público, de relevância e de utilidade da informação e rejeita qualquer tipo de censura ou limitação à liberdade de informar.
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt

Ana Marques
Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

Susana Botelho
Susana Botelho

susana.botelho@sas.uminho.pt