Entrevista.com

Centrais (2)_edited-1
Notícia, Entrevista.com, 28.05.2018
Entrevista a Daniel Monteiro, Presidente da FADU

Daniel Monteiro assumiu a presidência da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) há quase três anos, sendo este o seu segundo mandato à frente dos destinos da federação que gere o desporto nacional universitário. O jovem estudante assume-se apaixonado por desporto e por novos desafios, desejando com estas “andanças” no dirigismo estudantil e desportivo “contribuir para a melhoria do nosso desporto nacional”. O UMdicas conversou com o dirigente que nos fez um balanço da sua experiência, falou do seu futuro e da FADU, dos desafios e projetos do desporto universitário nacional, entre muitas outras coisas.

administrador--16-ap
Notícia, Entrevista.com, 02.01.2018
"Será certamente o meu maior desafio em termos de dimensão e responsabilidade"

António Paisana é desde o passado dia 1 de novembro, o novo Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Acedendo ao convite do ex-reitor António Cunha, o Professor Paisana, como é comummente tratado estará à frente dos Serviços nos próximos cinco anos, enfrentando aquele que é para si o "maior desafio em termos de dimensão e de responsabilidade".

nico-sucesso--2-
Notícia, Entrevista.com, 25.09.2017
"Ter uma universidade de topo na mesma cidade onde cresci era um bónus que decidi aproveitar"

Gueorgui Nikolov, também conhecido entre os seus pares como "O Bonitão", é mais um excelente exemplo da carreira dual, sucesso nos estudos e no desporto. Membro da mítica equipa de Andebol da UMinho que espalhou magia por essa Europa fora, Niko (para os amigos) licenciou-se em Tecnologias e Sistemas de Informação, estando agora a desempenhar funções de Global Financial Controller numa das maiores empresas mundiais de "commodities".

directora-de-curso--2--edited-1dd
Notícia, Entrevista.com, 09.06.2017
“…não temos desemprego nos nossos ex-alunos. É empregabilidade a 100%.”

O UMdicas esteve à conversa com Inês Cunha Sousa, para quem ser diretora de curso é, para além de uma função de coordenação, é também uma tarefa que figura uma estreita relação com os alunos, a qual diz gostar "muito". A diretora assume o facto da grande abrangência do curso e a sua empregabilidade como os seus pontos mais fortes, pretendendo que os seus alunos e mais especificamente o NEEUM se envolvam mais na dinamização e promoção do curso.

eloy2017--3-f
Notícia, Entrevista.com, 06.06.2017
"Hoje, os espaços das bibliotecas que oferecemos são muito diferentes daqueles que oferecíamos há 5 ou 6 anos atrás, são mais diversificados e mais ajustados às necessidades que os alunos têm atualmente."

Eloy Rodrigues é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (UMinho) desde 2002, já lá vão 15 anos. O UMdicas esteve à conversa com o responsável que nos falou de si, desta sua experiência, das dificuldades e dos desafios que tem enfrentado, do passado, do presente e do futuro dos Serviços que têm como lado mais visível a gestão das bibliotecas, mas que vai muito, muito além disso.

reitor2017-eh--4-
Notícia, Entrevista.com, 16.03.2017
“No século XXI as universidades terão de se afirmar por marcas identitárias próprias. Só a Universidade autónoma pode ser diferente.”

A escassos meses de deixar a liderança da Universidade do Minho (UMinho) que vai a eleições no início do próximo ano letivo, o reitor António Cunha esteve à conversa com o UMdicas onde nos falou do trajeto de quase oito anos à frente dos destinos da Academia, do presente e do futuro, seu e da Instituição.

director-de-curso--4-2017rqegd
Notícia, Entrevista.com, 14.02.2017
“É uma das áreas onde a procura excede largamente a oferta”

O UMdicas esteve à conversa com Luís Costa, para quem ser diretor de curso é "Deveras exigente". O diretor assume o facto de ser um curso com valências em várias áreas e que prepara especialistas multifacetados como os pontos mais fortes deste. Para além disso, o curso tem "desemprego zero", estando entre os melhores da área em Portugal.

tutfu11--3-570
Notícia, Entrevista.com, 08.02.2017
“O espírito universitário e a alma de equipa que se formou na equipa de futebol da UMinho é algo indescritível.”

Tiago Almendra, o futuro médico conseguiu fazer um malabarismo e conciliar os estudos e atividades extracurriculares! O ex-capitão da Seleção Nacional Sub-18 de Futebol é um dos melhores exemplos de sucesso, quer no desporto, quer nos estudos, tendo inclusive em 2015 recebido o Prémio Jogos Santa Casa - Carreira Dual-Desporto Universitário, que visa valorizar este facto.

alcadide2017-t--1-
Notícia, Entrevista.com, 06.02.2017
"Esta experiência marcará para sempre a minha dimensão pessoal"

À frente dos destinos da AAUM desde 2016, Bruno Alcaide, aluno do Mestrado em Direito Administrativo e natural de Braga assume-se um estudante como qualquer outro, que tem aproveitado a experiencia como líder dos estudantes para enriquecer o seu percurso académico, para crescer enquanto ser humano, para aprender a encarar o exercício da cidadania com muita responsabilidade. O presidente reeleito recentemente esteve à conversa com o UMdicas, onde nos fez um balanço do trabalho feito e deu a conhecer as suas ideias, novidades, projetos e ações da AAUM em 2017.

directora-de-curso--4-2016tnc
Notícia, Entrevista.com, 09.01.2017
“Este curso é altamente multidisciplinar…”

O UMdicas esteve à conversa com Cristina Santos, para quem ser diretora de curso é ser um "elemento unificador e globalizador do curso". A diretora assume a multidisciplinaridade do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica como um dos pontos mais fortes deste, mas também a elevada versatilidade e sólida experiência científica com que saem os recém-formados. Para além disso, o curso tem uma elevada relação com o tecido empresarial o que é uma mais valia para os seus estudantes.

prov2016c--3-
Notícia, Entrevista.com, 03.01.2017
"O Provedor do Estudante não resolve problemas, mas ajuda os estudantes a encontrar e concretizar as melhores respostas para as suas questões, dificuldades e problemas."

Paula Cristina Martins é a atual Provedora do Estudante da Universidade do Minho. A Professora auxiliar do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia tomou posse do cargo em janeiro de 2015 e quase a fazer dois anos como defensora e promotora dos direitos dos estudantes, a responsável assegura que a nova função lhe tem propiciado uma aprendizagem contínua e muito enriquecedora.

cs--10-2016
Notícia, Entrevista.com, 17.11.2016
"As organizações são definidas pela qualidade dos seus trabalhadores e equipas e não só pela qualidade dos seus processos"

Carlos Silva é Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) há 13 anos. Engenheiro informático de formação e com um passado ligado ao associativismo, o líder da instituição faz um balanço muito positivo deste seu trajeto e fala com orgulho da sua equipa e dos Serviços que ajudou a construir. É engenheiro informático de formação. Como surgiu a sua ligação aos SASUM e a chegada a Administrador dos Serviços.

Mais... [Página 2 / 15]