Academia

UMdicas_NG_CongressoEdu (41)
Notícia, Academia, 10.12.2018 às 16:09
Governo quer “empoderar” população cigana através da produção de conhecimento

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro esteve na Universidade do Minho (UMinho) para participar no seminário internacional “Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil”, o primeiro do género em Portugal, no qual defendeu o empoderamento das comunidades ciganas através da educação e da formação.

news_usp (1)
Notícia, Academia, 07.12.2018 às 17:04
Universidade do Minho e Universidade de São Paulo (USP) criam parceria estratégica na área de investigação

O lançamento oficial do edital entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de São Paulo (USP) para apresentação de projetos de investigação conjuntos decorreu no passado dia 5 de dezembro, tendo como objetivo promover e reforçar a cooperação académica e científica entre ambas as Instituições, em áreas de interesse comum.

Cartaz - Sessão com o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão
Evento, Academia, 12.12.2018
 “Reitor conversa com... pessoal técnico, administrativo e de gestão”

Em face do compromisso assumido no Plano de Ação 2017-2021, nomeadamente na concretização do objetivo programático “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor levará a cabo um ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade. Esta iniciativa insere-se num plano de auscultação informal da Academia, sob a epígrafe “Reitor conversa com…”, um conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.

A segunda sessão, dirigida ao pessoal técnico, administrativo e de gestão, agendada para dia 12 de dezembro, decorrerá no auditório B1 do Complexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar, às 17h00.

Todos os interessados estão convidados a participar nestes encontros.

Fonte: GCII

Cartaz - Sessão com os Estudantes
Evento, Academia, 10.12.2018
 “Reitor conversa com... estudantes”

Em face do compromisso assumido no Plano de Ação 2017-2021, nomeadamente na concretização do objetivo programático “Promover a participação de docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes na vida da UMinho”, o Reitor levará a cabo um ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade. Esta iniciativa insere-se num plano de auscultação informal da Academia, sob a epígrafe “Reitor conversa com…”, um conjunto de encontros, de caráter regular, abertos à discussão de matérias relevantes para a organização e funcionamento da Universidade.

A primeira sessão, a realizar com os estudantes, terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, no Complexo Pedagógico III (Bar 3), no Campus de Gualtar, às 17h00.

Todos os interessados estão convidados a participar nestes encontros.

Fonte: GCII

Ceia de Natal
Evento, Academia, 11.12.2018
Ceia de Natal dos Universitários

A Pastoral Universitária de Braga organiza, no próximo dia 11 de dezembro, a Ceia de Natal dos Universitários, uma festa em família onde se reviverá o amor do nascimento de Jesus junto dos amigos, familiares e universitários que se queiram juntar a este clima de felicidade e confraternidade.

A festa de Natal iniciar-se-á com a habitual Eucaristia, celebrada pelo Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, seguindo-se a ceia e muito convívio em ambiente de festa.

A participação no evento implica uma inscrição online em www.pastoral-universitaria.org até ao dia 10 de dezembro e tem um custo associado de 3€. Para mais informações contactar pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt.

Fonte: PUB

AnivDireito
Evento, Academia, 14.12.2018
25º Aniversário da Escola de Direito

No próximo dia 14 de dezembro celebram-se os 25 anos da Escola de Direito da Universidade do Minho.


Na mesma ocasião, será homenageado o Professor Doutor Sérgio Machado dos Santos, Reitor Honorário da Universidade do Minho, a quem se deve o impulso inicial do lançamento da Licenciatura em Direito na Universidade do Minho. Importa recordar que esta foi a primeira licenciatura em Direito em Universidades Públicas Portuguesas a ser oferecida fora de Lisboa e Coimbra. 


Convidamos a comunidade académica e a sociedade a participar das comemorações.


Programa
http://bit.ly/edum-25-anos

Fonte: EDUM

0J9A7918
Notícia, Academia, 05.12.2018 às 10:15
Nuno Reis é o "novo" Presidente da AAUM!

Nuno Reis venceu as eleições para AAUMinho com 86,14% dos votos. Reis venceu com 1933 dos 2400 votos depositados nas urnas.

Prometeu (1)
Notícia, Academia, 04.12.2018 às 11:48
Universidade do Minho e Universidade de São Paulo (USP) criam parceria estratégica na área de investigação

Decorre amanhã, dia 5 de dezembro, pelas 11h00, o lançamento oficial do edital entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de São Paulo (USP) para apresentação de projetos de investigação conjuntos. Este edital tem como objetivo promover e reforçar a cooperação académica e científica entre ambas as Instituições, em áreas de interesse comum.

UIPM4766
Notícia, Academia, 04.12.2018 às 11:11
UMinho entre as melhores universidades do mundo em nove áreas científicas

A Universidade do Minho confirmou o seu lugar de destaque como instituição de ensino superior com prestígio internacional, integrando a lista das melhores universidades mundiais em nove dessas categorias. Estes resultados refletem a avaliação de indicadores como a qualidade do ensino, a qualidade e o impacto da investigação, a capacidade de internacionalização e a relevância da ligação à indústria.

UIPM4601
Evento, Academia, 03.12.2018 às 11:06
IV Seminário "Ser Estudante do Ensino Superior - Sucesso Académico e Identidade Profissional"

O IV Seminário "Ser Estudante do Ensino Superior - Sucesso Académico e Identidade Profissional" realiza-se no próximo dia 18 de dezembro, a partir das 10h00, na sala 2.10 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga. A organização cabe ao Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM). 

A iniciativa conta de manhã com os testemunhos das professoras Rosa Vasconcelos (Escola de Engenharia), Ana Carvalho/Carla Freire (Escola de Economia e Gestão) e Maria do Céu Taveira (Escola de Psicologia). De tarde prevê-se as intervenções dos professores Bruna Peixoto e Sun Lam (Instituto de Letras e Ciências Humanas), João Cabeleira Coelho e Eduardo Fernandes (Escola de Arquitetura). O programa inclui ainda mesas de discussão e sugestões de trabalho. A apresentação das conclusões está agendada para as 15h15.
 
Programa

10:00h Abertura do secretariado
10:30h DESENVOLVIMENTO: Experiências na Universidade do Minho
• Gestão de carreira: Prepara o TEU futuro - Rosa Vasconcelos (Escola de Engenharia)
• EEG Generating SKills: O desenvolvimento de competências transversais - Ana Carvalho/Carla Freire (Escola de
Economia e Gestão)
• Projetar a carreira para além da Universidade: Intervenções e respostas adaptativas - Maria do Céu Taveira
(Escola de Psicologia)
11:15h Questões de clarificação
11:30h Mesas de discussão: grupos de discussão, com guião, com objetivo de produção de sugestões: “Como o
ObservatoriUM pode….”
12:15h Sumário das sugestões dos grupos (5 minutos/grupo)
12:30h Fim da sessão
14:00h SUCESSO: Experiências na Universidade do Minho
• Práticas de sucesso no ensino universitário: O caso de Chinês Língua Estrangeira – Bruna Peixoto & Sun Lam
(Instituto de Letras e Ciências Humanas)
• A Escola-Atelier: O Ensino da Arquitetura pela Prática - João Cabeleira Coelho & Eduardo Fernandes (Escola de
Arquitetura)
14:30h Questões de clarificação
14:40h Mesas de discussão: grupos de discussão, com guião, com objetivo de produção de sugestões: “Como o
ObservatoriUM pode….”
15:15h Sumário das sugestões dos grupos (5 minutos/grupo)
15:30h Relator da conferência apresenta conclusões
15:45h Perspetivas futuras e encerramento


A entrada é livre.

UMDicas_NG_3Governo (124)
Notícia, Academia, 03.12.2018 às 10:44
António Costa “instalou” Governo na UMinho!

De forma a assinalar os três anos de governação, o Primeiro Ministro António Costa e a quase totalidade dos seus Ministros, marcaram presença num debate que decorreu no passado dia 26 de novembro na Reitoria da Universidade do Minho.

Reitoria (71)
Notícia, Academia, 30.11.2018 às 10:58
UMinho tem 4 cientistas na lista dos 10 altamente citados a trabalhar em Portugal

Nuno Peres, físico da Universidade do Minho, é o cientista a trabalhar em Portugal cujas publicações são mais citadas no mundo por outros investigadores. A confirmação é dada pela lista “Highly Cited Researchers 2018”, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui cerca de 4000 cientistas de todo o mundo, havendo 14 em Portugal, mais oito do que na edição do ano passado. Cada artigo de Nuno Peres foi citado em média 314 vezes, num total de 24.508 citações nos últimos 12 anos. 

Mais... [Página 2 / 336]